terça-feira, 14 de março de 2017

Principais rotas maritimas


No Mediterrâneo, a Evergreen anunciou que vai contratar espaço no Bosporus Express (BEX) entre o Extremo Oriente e o Mar Negro, dos parceiros Ocean Three China Shipping (CoscoCS), CMA CGM e UASC. A Hapag-Lloyd norte-americana anunciou que iria substituir cinco navios de 2.400/2.800 Teus utilizados no serviço Mediterrâneo – Canadá (MCA) por unidades de 3.800 Teus, de acordo com o Alphaliner.

Na rota Transpacífico a aliança 2M entre Maersk Line e MSC vai operar uma nova alça entre o Extremo Oriente e o Golfo dos EUA, via Panama, anunciada como TP18/Lone Star Express, para a qual utilizará navios de 4.500/5.000 Teus. Para evitar overlap, as parceiras farão alterações no serviço TP10/Everglades, que a companhia suíça vai renomear agora de Amberjack. O consórcio oferece duas conexões via Suez e poderá ocasionalmente fazer o retorno pelo Cabo da Boa Esperança com destino ao Extremo Oriente.

No Extremo Oriente, a subsidiária da CMA CGM, para a rota intra-asiática, Cheng Lie, deverá afretar espaço nos dois serviços de 1.500 Teus da China – Sudeste Asiático (CS3) de sua futura coligada APL.

O governo das Ilhas Picárnia (Pitcairn), um território ultramarino britânico na Polinésia, anunciou que está em busca de operadores que atendam à rota Intra-Australásia para oferecer uma viagem trimestral em sua rota remota do pacífico sul. As mercadorias carregadas, incluirão 200 metros cúbicos de produção fresca e refrigerada, carga geral em containers e a granel, 20 mil litros de óleo diesel e mais a provisão de acomodações de passageiros. Devido à limitação de calado, a carga é transbordada no mar, utilizando barcos abertos de 12 metros de extensão. O serviço é hoje prestado por um navio subsidiado pelo governo britânico, cuja construção data de 1968 e liga a região, de apenas 48 habitantes, a Mangareva (Polinésia Francesa).

Na América Latina, Mercosul Line, a companhia de cabotagem da Maersk Line brasileira, acaba de passar da condição de afretadora para armador single-vessel, fechando um acordo com a concorrente Log-in Logistica para atender um serviço no Atlântico Sul (SAS). As rotas oferecidas pelos quatro navios das companhias (3 da Log-in e 1 da Mercosul Line) operam com capacidade média de 2.500 Teus e incluem Buenos Aires, Rio Grande, Navegantes, Santos, Suape, Fortaleza, Salvador, Vitoria*, Santos, Navegantes, Montevideo* (quinzenais), Zarate e de volta a Buenos Aires. *não operada pela Mercosul Line.

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