CUSTOS LOGÍSTICOS
São todos os custos relacionados
com a logística de uma empresa, entre os quais
se podem destacar os custos de armazenagem, custos de
existência (stock), custo de
ruptura de stock, custos de processamento de encomendas e custos de transporte. Os custos
logísticos são, geralmente, os segundos mais importantes, só ultrapassados
pelos custos da própria mercadoria. Por isso,
saber gerir esses custos pode ser crucial para a sobrevivência da empresa. A gestão
destes custos é feita através do planeamento de custo ou do pré-cálculo de
custo, pois estes permitem determinar os padrões de custo de produção ou
produto/mercadoria.
O gestor logístico é
responsável pelo percurso que as matérias-primas efectuam
até chegar ao cliente, sob a forma de produtos
acabados, assim como por toda a informação e processos
envolvidos. Este deve procurar simplificar as operações de processamento e marketing de forma a
obter o menor custo. O objectivo da logística é então atingir um determinado
nível de serviço de cliente, ao menor custo total possível. Sendo que quanto
maior for o nível de serviço pretendido,
maior o custo total logístico, um bom desempenho a nível
logístico resulta do equilíbrio entre o nível de serviço e os custos. No
entanto, chegou-se à conclusão de que a relação entre o nível de serviço e o
custo total não é linear, e o melhor balanço entre os dois é específico de cada
caso.
Os custos logísticos representam geralmente 5 a 35%
das vendas, dependendo do
tipo de negócio, da área de
processamento e do rácio de valor de uso dos materiais e produtos em questão. A
logística representa um dos maiores componentes de custo de uma empresa, sendo
apenas excedida pelo custo de mercadorias vendidas por grosso ou a retalho. Apesar de
implicar estes custos, a logística é vital para o sucesso de uma
empresa. Esta acrescenta valor e traduz-se num aumento da competitividade, já que
possibilita o aumento do nível de serviço.
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