Just in time
Just In
Time é um sistema
de administração
da produção que determina que tudo deve ser
produzido, transportado ou comprado na hora exata. Pode ser aplicado em
qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes.
Com este sistema, o produto ou matéria
prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário.
Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou
montados.
O conceito desse sistema está relacionado
ao de produção por demanda, onde vende-se o produto para depois
comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo.
Nas fábricas onde está implementado, o
estoque de matérias primas é mínimo e suficiente para poucas horas de produção.
Para que isto seja possível, os fornecedores devem ser treinados, capacitados e
conectados para que possam fazer entregas de pequenos lotes na frequência
desejada.
A redução do número de fornecedores para o
mínimo possível é um dos fatores que mais contribui para alcançar os potenciais
benefícios da política just in time. Esta redução, gera, porém,
vulnerabilidade em eventuais problemas de fornecimento, já que fornecedores
alternativos foram excluídos. A melhor maneira de prevenir esta situação é
selecionar cuidadosamente os fornecedores e arranjar uma forma de proporcionar
credibilidade dos mesmos de modo a assegurar a qualidade e confiabilidade do
fornecimento. Um dos casos em que esta
redução trouxe resultados negativos foi depois do terremoto
que devastou o Japão em março de 2011,
quando muitas indústrias ficaram sem fornecimento de matérias-primas por meses,
afetando também a produção em outras fábricas ao redor do mundo. Os grandes fornecedores da
montadora também compravam suas matérias-primas de poucos pequenos
fornecedores, o que contribuiu para que toda a cadeia de suprimentos ficasse
concentrada na dependência de poucas fábricas, agravando ainda mais o problema
neste episódio do Japão.
As modernas fábricas de automóveis são
construídas em condomínios industriais, onde os fornecedores just in
time estão a poucos metros e fazem entregas de pequenos lotes na mesma
frequência da produção da montadora, criando um fluxo contínuo.
O sistema de produção adapta-se mais
facilmente às montadoras de produtos onde a demanda de peças é relativamente
previsível e constante, sem grandes oscilações.
Kanban
Em administração da produção - kanban é
um cartão de sinalização que controla os fluxos de produção ou transportes em
uma indústria. O cartão pode ser trocado por outro sistema de sinalização, como
luzes, caixas vazias e até locais vazios demarcados.
Como funciona o Kanban dentro de uma empresa
Na década de 1960 a empresa Toyota criou o chamado
sistema Kanban que se trata de um sistema de abastecimento e controle de
estoques. Ainda hoje o sistema é utilizado frequentemente por diversas
empresas. Este sistema funciona movimentando e fornecendo itens de acordo com
que vão sendo consumidos, fazendo com que não haja abastecimento de materiais
antes de solicitá-lo no estágio anterior. O Kanban foi baseado num sistema
visual de abastecimento de um supermercado, conforme os produtos vão sendo
vendidos (consumidos), os espaços vazios vão sendo reabastecidos. São
utilizados cartões para o controle e funcionamento do Kanban, cada cartão
utilizado indica que um material foi utilizado e precisa ser reposto, os
cartões também são divididos por prioridade de reabastecimento, sendo separados
pelas cores verde, amarela e vermelha, em sequência para itens de menor
prioridade para maior prioridade.Esses cartões são utilizados em
uma grande grelha dividida em vários sectores, por onde o produto passa até se
transformar no produto acabado, organizando o quadro para uma melhor ilustração
do andamento da produção. Esse procedimento dá uma visão mais ampla para o
gestor responsável pelo processo de produção, que fica por dentro do andamento
do sector.
Para se realizar com sucesso o
Kanban são feitos cálculos do número de cartões para cada item de material,
levando em consideração o Lead time, o pedido médio, o estoque de
segurança e a quantidade de peças no contentor. O sistema
kanban não tem como função reduzir estoques, apenas limita seu nível a um valor
máximo, não podendo assim ser confundido com o sistema just-in-time, o sistema
Kanban é considerado apenas uma parte do sistema Just in Time.
Coloca-se um Kanban em peças ou partes específicas
de uma linha de produção, para indicar a entrega de uma determinada quantidade.
Quando se esgotarem todas as peças, o mesmo aviso é levado ao seu ponto de
partida, onde se converte num novo pedido para mais peças. Quando for recebido
o cartão ou quando não há nenhuma peça na caixa ou no local definido, então
deve-se movimentar, produzir ou solicitar a produção da peça.
O Kanban permite agilizar a entrega e a produção de
peças. Pode ser empregue em indústrias montadoras, desde que o nível de
produção não oscile em demasia. Os Kanbans físicos (cartões ou caixas) podem
ser Kanbans de Produção ou Kanbans de Movimentação e
transitam entre os locais de armazenagem e produção substituindo formulários e
outras formas de solicitar peças, permitindo enfim que a produção se
realize Just in time -
metodologia desenvolvida e aperfeiçoada em 1940 por Taiichi Ohno e Sakichi Toyoda conhecida
como Sistema Toyota de Produção.
O sistema Kanban é uma das variantes mais
conhecidas do Just in Time.
·
Característica
do Sistema Kanban
Neste sistema deve existir um equilíbrio entre os
processos: anterior e posterior. O processo anterior não pode produzir mais
peças do que a capacidade de consumo do processo posterior. Assim como, o
processo posterior não deve adquirir mais peças do que o necessário para sua
produção, do processo anterior.No método tradicional os itens
são “empurrados” de uma cadeia de suprimento para a outra, tendo havido
solicitação ou não. Isso gera aumento de estoque, numa ocasião de desequilíbrio
de produção e, incerteza dos envolvidos no trabalho, pois não sabem o impacto
do aproveitamento e do ritmo do seu trabalho adiante. Em contrapartida, o
método kanban “puxa” os itens que são necessários à próxima cadeia, eles são
movimentados na medida em que são consumidos, ou seja, apenas quando serão
utilizados, sem necessidade de estoque. Em outras palavras, no sistema
tradicional o “estoque comanda a produção”, já no kanban a “produção comanda o
estoque”.
e-Kanban
- Kanban Eletrônico
O Kanban permite agilizar a entrega e a produção de
peças. Pode ser empregue em indústrias montadoras, desde que o nível de
produção não oscile em demasia. Os Kanbans físicos (cartões ou caixas).
Kanban
de Produção
(usualmente cartão ou caixa) que autoriza a
produção de determinada quantidade de um item. Os cartões (ou caixas) circulam
entre o sector fornecedor e a produção , sendo afixados junto às peças
imediatamente após a produção e retirados após o consumo pelo cliente,
retornando ao processo para autorizar a produção e reposição dos itens
consumidos.
Kanban
de Movimentação
Kanban de Movimentação, também chamado de Kanban de
Transporte, é o sinal (usualmente um cartão diferente do Kanban de Produção)
que autoriza a movimentação física de peças entre o supermercado do processo
fornecedor e o supermercado do processo cliente (se houver). Os cartões são
afixados nos produtos (em geral, o cartão de movimentação é afixado em
substituição ao cartão de produção) e levados a outro processo ou local, sendo
retirados após o consumo e estando liberados para realizar novas compras no supermercado
do processo fornecedor.O kanban puxa a produção e dita o ritmo de produção para
atender pedidos.
Ferramenta
online onde pode ser utilizado Scrum e Kanban simultaneamente
Scrum
e Kanban
“Limite o
trabalho em progresso” (WIP - Work in Progress ou
trabalho em andamento, é um bem parcialmente acabado de uma empresa à espera de
conclusão e eventual venda.) Procure estabelecer limites explícitos para
quantos itens podem estar em progresso em cada estado do fluxo, assim reduzindo
a necessidade de multitarefa melhorando o fluxo de trabalho. O Scrum utilizado
junto com o Kanban facilita essa limitação, pois o Scrum faz com que os
funcionários sigam regras para utilizar o sistema Kanban. Scrum e Kanban são ferramentas
de processo e quando estão juntas ajudam a empresa controlar seu estoque de
maneira mais eficaz. O sistema Scrum é mais prescritivo, utilizando de regras a
serem seguidas para conseguir maior eficácia. O Kanban é mais adaptativo,
fazendo com que a empresa que utiliza este sistema consiga pensar em algo para
aumentar a eficiência de sua produção, pois o Kanban com seu controle de
estoque pode limitar a produção de acordo com o que a empresa necessita. Essas duas ferramentas são
similares pelos seguintes fatores: Ambos usam controle de cronograma; limitam
atividades em andamento; usam transparência para direcionar a melhoria do
processo; concentram-se na entrega do software que funcione o mais rápido
possível e frequentemente; São baseados em equipas auto organizáveis; exigem
que o trabalho seja dividido em partes.
Vantagens
O Kanban possui algumas vantagens, de entre as
quais:
·
O número de cartões Kanban em circulação limita o
estoque máximo.
·
A eficiência do sistema pode ser medida pela redução
do número de cartões em circulação.
·
As necessidades de reposição são identificadas
visualmente.
·
A burocracia é virtualmente eliminada e não há
programação de produção para itens controlados pelo Kanban.
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